Papa
Século V


Leão nasceu por volta do ano 400, na região da Toscana, onde está situada a cidade deRoma . Tornou-se sacerdote muito jovem e fez carreira consolidada num trabalho brilhante. Em 430, já era arcediácono e depois foi conselheiro dos PAPAS
Celestino I e Xisto III. Era tão respeitado e conceituado que, após a morte deste último papa, foi eleito para substituí-lo Com o título de Leão I, assumiu o governo da Igreja em agosto do ano 440.

Eram tempos difíceis. Por um lado, o Império Romano esfacelava-se e já não conseguia conter as hordas de bárbaros que invadiam e saqueavam seus domínios. Por outro lado, a Igreja enfrentava divisões e dissidências doutrinárias em seu interior. Um panorama tão sombrio que só não levou o Ocidente ao caos por causa da atuação de Leão I nos doisterrenos : o espiritual e o material.





Mais tarde, foi a vez de conter os vândalos, que, liderados pelo chefe bárbaro Genserico, entraram em Roma. Só não atearam fogo à Cidade Eterna e não dizimaram sua população graças à atuação do grande pontífice.
Não existem relatos sobre os seus últimos dias de VIDA
. O livro dos papas diz que Leão I governou vinte e um anos, um mês e treze dias.
Faleceu no dia 10 de novembro de 461 e foi sepultado na Basílica de São Pedro, em Roma. O PAPA
Bento XIV proclamou-o doutor da Igreja em 1754. Leão I foi o primeiro papa a receber o título de "o Magno".

Faleceu no dia 10 de novembro de 461 e foi sepultado na Basílica de São Pedro, em Roma. O PAPA

fontes:/http://santosesantasdedeus.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário